Análise dos dados de mercado aponta para um avanço marcante de categorias de detergentes líquidos para roupas
No mercado de limpeza brasileiro, os lava-roupas líquidos representam ainda uma fatia bem menor do que a dos produtos em pó – tanto em faturamento quanto em volume. O que chama a atenção, entretanto, é que os líquidos estão muito mais velozes em crescimento nos últimos cinco anos. Um sinalizador de que esse segmento caminha para mudanças de comportamento e consumo. As demandas cada vez mais começam a ser outras e as empresas de ponta já trabalham para atendê-las.
Os dados mais recentes da Euromonitor para a categoria de cuidados com as roupas – considerando itens standards e concentrados – mostram que em 2017 o mercado de detergentes líquidos lava-roupas faturou no Brasil R$ 1,56 bilhão, um crescimento de 172,4% nos últimos cinco anos (2012/2017). No mesmo período, os produtos em pó avançaram 27% em valor. O crescimento em volume também foi maior para os líquidos. De 2012 a 2017, os lava-roupas líquidos tiveram incremento em volume de 88,6%, enquanto os detergentes em pó registraram 3,7%.
Embora os líquidos tenham acelerado o seu crescimento, o que deve continuar acontecendo até 2022 pelo menos, segundo a em presa, os produtos em pó ainda dominam o mercado. Em valor, representam 22,5% do mercado total de limpeza no País. Enquanto isso, os líquidos são responsáveis por 7,11% do faturamento total do setor (veja tabela).
Desempenho – No mercado de lava-roupas líquidos, um dos pontos mais relevantes é o desempenho do produto. Sua força de ação. A Novozymes é uma empresa tradicional desse segmento e continuamente apresenta novidades aos fabricantes. Um destaque mais recente é sua linha Medley 2.0. Leticia Pimentel de Araújo, gerente de marketing regional na empresa, explica que são blends que garantem estabilidade enzimática, permitindo alto desempenho.
“Resolvem os principais problemas dos consumidores, como a remoção de manchas difíceis e as sujidades do dia a dia em colarinhos e punhos, que ficam tão evidentes em grandes centros urbanos devido à poluição”, afirma.
Segundo a gerente, os fabricantes também são beneficiados. “As empresas têm grandes vantagens por se tratarem de blends que, além de proporcionarem benefícios relevantes para os consumidores, como cuidado das fibras e cores, e remoção de manchas, também propiciam redução de estoques, de complexidade e de custos, isso por serem altamente estáveis para detergentes líquidos”, diz.
Vida longa – Leticia aponta uma tendência de que os produtos trabalhem na duração da ‘vida’ das roupas. “Por isso, itens que oferecem cuidado e também a recuperação das fibras vão ao encontro do que o consumidor procura – não apenas lavar, mas também cuidar da roupa”, afirma. Eis aí, segundo ela, uma oportunidade para fabricantes que desejam buscar inovações e trazer novidades.
Outra tendência para o segmento, de acordo com a executiva, é a compactação. “A compactação é uma tendência, bem como produtos que cuidem das fibras, eliminando manchas e evitando o envelhecimento das roupas, mantendo o brilho das cores e a brancura.”
Na visão da gerente, é sempre possível encontrar algum ponto a melhorar e, dessa forma, pode surgir uma inovação. Ela exemplifica, citando um tipo de benefício que pode ser considerado novo: produtos que possam remover manchas de frutas.
Aliado da fórmula – Não são só os ingredientes ativos que promovem eficácia. Os produtos também precisam de aliados em suas formulações, que ajudem a garantir qualidade e eficácia. Um deles é o conservante, tipo de matéria-prima em que empresas fornecedoras e distribuidoras também investem. A Brenntag é uma delas. Neste ano, a empresa, em parceria com a Dow Biocidas, destaca o “conservante ideal para lava-roupas líquidos”, o Bioban HG 427. Norma Clarice Gonçalves, responsável pelo departamento técnico da Brenntag, explica que para os fabricantes, o diferencial do produto está na baixa concentração de uso.
“Com isso, há o custo-benefício e a estabilidade da formulação, uma vez que apresenta uma excelente compatibilidade com os ingredientes principais do lava-roupas líquido, mantendo sua eficácia”. Para o consumidor, o benefício é “ter a segurança de ter um conservante eficaz e seguro de acordo com os órgãos regulamentadores”.
Os benefícios são diversos. Além da baixa dosagem de uso, segundo Norma, o Bioban HG 42 possui estabilidade em uma ampla faixa de pH e temperatura. “Não é doador de formaldeído e não decompõe os corantes presentes nas formulações”, completa.
Multibenefícios – Os lava-roupas líquidos também podem oferecer benefícios variados em um único produto. Jéssica Fernandes, especialista de marketing para home care na Dow, destaca duas novas soluções da empresa, deste ano, para o mercado.
A primeira é o Dowsil GP-4633, que promete facilitar o enxague na lavagem manual de roupas. Trata-se de um silicone antiespumante encapsulado, tecnologia patenteada pela Dow para lavagem manual ou semiautomática de roupas. “Seu mecanismo de ação é baseado na tensão superficial do sistema de lavagem para liberação do silicone. O principal diferencial competitivo é o fato de essa ser uma tecnologia concebida para economia de aproximadamente 50% água no enxague”, ressalta Jéssica.
Outra importante tecnologia, de acordo com a executiva, é Dowsil HV 496 Emulsão, que possui “propriedades que trazem lubricidade ao tecido tratado, reduzem o atrito entre o tecido e o ferro de passar e facilitam o processo de passar, além, é claro, de poupar tempo, esforço e energia elétrica”. Jéssica acrescenta que esse produto também melhora a maciez dos tecidos, sem afetar negativamente o tempo de secagem.
Lançamentos – Fabricantes que atuam no segmento de lava-roupas líquidos estão conectadas às oportunidades do mercado e apresentam novidades. A Ypê é uma delas. Em julho deste ano, a marca relançou o lava-roupas líquido Ypê Premium, trazendo uma nova cor de líquido, agora verde, e uma nova cor de tampa, que passou a ser azul.
“O objetivo da mudança foi atrair atenção do consumidor no ponto de venda e transmitir a alta performance que a fórmula exclusiva do produto proporciona”, explica Mariane Ferraresso Jeremias, gerente de marketing da Ypê.
Um ano antes, a marca havia apresentado nova fórmula para o produto. Além de contar com cápsulas de frescor e perfume intenso, que proporcionam roupas perfumadas por mais tempo, passou a contar também com uma exclusiva combinação ‘Multienzimas + Oxigênio ativo’, que promete facilitar a remoção até mesmo das manchas mais difíceis.
Já em outubro, foi a vez do lava-roupas líquido Tixan Ypê trazer novidades. “Agora, nossos frascos do lava-roupas líquido Tixan Ypê de 3 litros são feitos com PET 100% reciclado. Os rótulos desta embalagem contam com uma comunicação diferenciada para o comprador saber que está consumindo um produto que possui preocupação com o meio ambiente”, diz a executiva.
Eficiência e boa relação custo-benefício são os claims principais explorados nesse segmento de negócios. “Com qualidade garantida desde o seu lançamento e reconhecida por sua eficiência na limpeza das roupas, Tixan Ypê oferece uma excelente relação benefício x custo”, afirma Mariane.
A gerente explica que Tixan Ypê limpa as sujeiras mais difíceis, devido à ação de enzimas ativas, e deixa um agradável perfume que prolonga a sensação de roupa limpa. Além de trazer inovação na fórmula, as embalagens conferem uma identidade própria aos produtos, destacando a categoria nas gôndolas, segundo a executiva. Outro destaque, segundo ela, é a tampa dosadora presente nos frascos. “Facilita a dosagem e utilização correta do produto, evitando desperdícios e riscos de vazamento”, diz.
Ação específica – Na Casa KM, as novidades deste ano para o segmento de lava-roupas líquidos foram Intimiss, especialmente desenvolvido para o cuidado com as roupas íntimas e delicadas, e a reformulação do lava-roupas concentrado Samper Super.
O Intimiss possui em sua formulação um polímero protetor que forma uma camada sobre a peça, impedindo que a sujeira penetre profundamente. “O ativo derivado de ácidos graxos e glucose oferece maior flexibilidade para as fibras e o emoliente, à base de glicerina e coco, que preserva a elasticidade entre os tecidos”, explica Aline Silva, gerente de marketing da empresa.
Ela conta que esse produto é ideal para a lavagem de lingeries, biquínis e roupas delicadas. “O novo Intimiss tem ação antibacteriana e também inibe o desenvolvimento de bactérias Salmonella choleraesuis e Staphylococcus aureus, ‘vilãs’ das regiões íntimas”, afirma.
Já o Samper Super concentrado está com rótulo e embalagem mais modernos, segundo a executiva, na cor branca, e com dupla ação (limpa e perfuma), facilitando a remoção de manchas difíceis. A embalagem tem 990 ml e permite até 30 lavagens.
Cultura fitness – A marca Ola, especializada no mercado de roupas delicadas, também investe em benefícios específicos e oferece ao consumidor produtos lava-roupas voltados a finalidades diferentes. Neste ano, a novidade veio com o novo Ola Sport. O produto, que é específico para roupas esportivas, remove as manchas de suor em roupas coloridas, mantendo-as como novas por mais tempo, segundo explica Daniela Cabrillano, gerente de produtos de cuidados com a casa da Colgate-Palmolive, fabricante dos produtos. Ela ressalta ainda que a nova fórmula conta com a tecnologia Odor Free, que neutraliza o mau cheiro e deixa um aroma refrescante no tecido.
Daniela afirma que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e bem-estar, portanto o interesse pela prática de atividades físicas vem crescendo. “Geralmente as roupas esportivas são escolhidas com carinho e o investimento nas peças costuma ser alto. Pensando nisso, criamos o Ola Sport, para uma lavagem diferenciada dessas roupas esportivas, que são superdelicadas e merecem um cuidado especial”, diz.
Além disso, a executiva destaca que a maioria dos fabricantes de roupas esportivas recomenda não utilizar amaciante em tecidos dry-fit – presente em vestimentas esportivas –, pois esse produto pode desgastar e desfazer as propriedades das peças. “Dessa forma, o Ola Sport surge como uma alternativa adequada e eficaz para a lavagem das roupas esportivas”, diz.
Em novembro de 2017, a marca havia lançado Ola Roupas Pretas e Escuras, um lava-roupas indicado para roupas finas e delicadas nestas cores. “O produto não danifica nem desbota os tecidos e, além disso, oferece 20% mais proteção das cores, fazendo as roupas durarem muito mais tempo.”
Fonte: Redação Revista H&C