Estudo Who Cares, Who Does, da Kantar – divulgado nesta semana, aponta que o consumidor tem se preocupado com o seu bem-estar. Ao fazer compras, 68,8% declaram preferir alimentos naturais e 45,5% preferem adquirir produtos orgânicos.
Já quem opta por não comprar esses produtos cita o elevado preço como principal motivo.
Segundo o levantamento, essa busca por saudabilidade reflete também quando analisada quais informações são mais procuradas nos rótulos, uma vez que teor de açúcar, gordura e sódio se destacam.
Quando o assunto é meio ambiente, há uma lacuna entre o comportamento de compra dos consumidores e seus desejos por mudanças, o que o estudo identifica como green gap. Apesar de 41,6% das pessoas declararem buscar e ler informações sobre os perigos para a fauna marinha e 37,2% sobre a poluição na água, poucas pessoas praticam ações para amenizar a situação já que apenas 5% delas se preocupam com resíduos plásticos e 59% nunca ou raramente levam sacolas ecológicas para carregar suas compras.
Porém, ao tentar encontrar os principais responsáveis pela redução do material plástico, 80% das pessoas declaram que o governo, varejo e indústria deveriam ser os principais agentes dessa mudança, sendo que o número é exatamente igual no cenário global.
“Apesar das pessoas estarem mais preocupadas com seu bem-estar individual, vemos que a preocupação com o ambiente ao redor ainda não é tão alta. Nesse novo cenário, tudo isso se torna uma grande oportunidade para as empresas defenderem novas causas e investirem em ideias sustentáveis”, diz Giovanna Fischer, diretora de marketing e insights da Kantar.
E no setor de cosméticos e produtos de limpeza, como será que o comportamento do consumidor vai refletir ou já está refletindo?
Fonte: Revista H&C