Um armazém automático com o sistema de gestão da Mecalux para as fragrâncias de Aromaty Fragrances no Brasil
Aromaty Fragrances, fabricante brasileira de fragrâncias, deu um giro de 180 graus em sua logística graças à inaugura-çãode um armazém automático no município de Louveira (São Paulo). O armazém, destinado à matéria-prima, também conta com o Sistema de Gestão (SGA) Easy WMS da Mecalux. Trata-se de um software que intervém em todas as operações e controla o estoque em tempo real. A automatização ofereceu muitas vantagens à empresa, sobretudo no que se refere à eficiência, segurança e agilidade na hora de manusear a mercadoria e distribuir os pedidos.
Paixão e robotização
Desde que nasceu em São Paulo (Brasil) em 1996, a Aromaty Fragrances ajuda a desenvolver fragrâncias para uma diversidade de marcas. A empresa cria aromas atrativos e únicos, que são testados exaustivamente em seus laboratórios a fim de garantir a máxima qualidade e durabilidade.
A Aromaty Fragrances sabe muito bem que a paixão e a tecnologia são dois elementos indispensáveis para impulsionar seu negócio: a paixão para criar perfumes que superem as expectativas olfativas e a automatização para enfrentar as mudanças do mercado.
Em 2017, implementou uma nova fábrica no município de Louveira (a 70 km de São Paulo) para lidar com o aumento da demanda dos últimos anos. Esta ocupa uma superfície total de 5.500 m2 e inclui escritórios, um laboratório, um centro de criações totalmente robotizado e um armazém destinado à matéria-prima.
Características do armazém de matéria-prima
No momento de equipar o armazém a empresa entrou em contato com a Mecalux. O armazém, onde a matéria-prima é depositada, destaca-se por ter uma operação muito simples. Diariamente recebe a mercadoria enviada pelos fornecedores, a qual é armazenada e, quando necessário, é enviada à fábrica.
Ao tratar-se de produtos químicos, é preciso manuseá-los com uma alta precisão e cuidado para minimizar qualquer possível incidente. “Armazenar produtos tão delicados é uma tarefa laboriosa e perigosa, e nós queríamos garantir sua integridade”, explica Alfredo Del Vigna, presidente da Aromaty Fragrances.
Além disso, uma das prioridades da empresa era aproveitar ao máximo toda a superfície disponível: “a falta de espaço era nossa grande preocupação”, afirma Alfredo Del Vigna.
Levando em conta tais aspectos, a Mecalux instalou um armazém automático. Constituido por um único corredor com estantes de profundidade simples em cada lado de 12 m de altura e 30 m de comprimento, que no total proporcionam uma capacidade de armazenamento para 384 paletes. A matéria-prima é armazenada em barris que são agrupados nos paletes para facilitar seu manuseio e transferência.
O transelevador faz a entrada, localização e saída da mercadoria. Dispõe de um sistema de extração giratório trilateral, que permite coletar e depositar os paletes nas duas laterais do armazém. Segundo Alfredo Del Vigna “o armazém automático simplificou toda a nossa logística e o processo de armazenagem é muito mais rápido e seguro”.
Uma logística moderna
Decidida a modernizar sua logística, a Aromaty Fragrances também queria ter um Sistema de Gestão de Armazéns (SGA) eficiente, “o melhor do mundo”, destaca o presidente. Por isso optou pelo Easy WMS, o SGA desenvolvido pela Mecalux, que se encarrega de direcionar os recebimentos, atribuir uma localização para a mercadoria e organizar o envio dos paletes à fábrica.
Antes de instalar o Easy WMS, a empresa utilizava seu ERP para controlar todas as atividades de seu negócio, incluindo uma parte da logística (basicamente, os produtos que foram recebidos e quais foram enviados à fábrica). No entanto, tal como indica Alfredo Del Vigna, “queríamos saber a localização exata de cada artigo”.
O SGA identifica cada produto a partir do momento em que chega ao armazém, atribuindo-lhe em seguida uma localização de acordo com suas dimensões e nível de demanda. Dessa forma, os produtos de maior demanda são depositados no centro do corredor a fim de otimizar os movimentos do transelevador. Para encaminhar a matéria-prima à fábrica a tempo, é preciso que o Easy WMS esteja conectado ao ERP da empresa para detectar as necessidades da fábrica. Os dois sistemas estabelecem comunicação a todo o momento para coordenar os processos do armazém e da fábrica.
O Easy WMS foi implementado na modalidade baseada em nuvem. La maior vantagem dessa versão é que permite acessar seus aplicativos a partir de qualquer dispositivo com navegador Web. O sistema também se adapta com facilidade ao volume de operações da Aromaty Fragrances.
Impulsionando a Indústria 4.0
A Aromaty Fragrances renovou por completo sua logística com a ajuda do novo armazém automático da Mecalux. Segundo Alfredo Del Vigna, “representou um importante salto rumo à indústria 4.0”. A automatização garantiu a disponibilidade segura e imediata dos produtos, agilizou os movimentos e contribuiu para melhorar nossa capacidade de reação frente às demandas dos clientes.
A instalação do Easy WMS também implicou um grande avanço para a empresa: possibilidade de controlar o inventário em tempo real, rastreabilidade e otimização de todos os processos.
Alfredo Del Vigna – Presidente da Aromaty Fragrances
“Estamos em nossa nova fábrica na cidade de Louveira, preparando-nos para dar o salto rumo à indústria 4.0 graças à incorporação das novas tecnologias em nossos processos. E isso está sendo possível graças à Mecalux, uma aliada poderosa que nos ajudou a potencializar as tarefas de armazenamento e o movimento da matéria-prima”.
Benefícios para a Aromaty Fragrances
- Alto desempenho: as operações realizadas no armazém da Aromaty Fragrances são completamente automáticas, pois dispõe de um transelevador trilateral que se encarrega das entradas e saídas da mercadoria.
- Máxima segurança: o transelevador proporciona muita segurança no momento de manusear os produtos químicos evitando eventuais incidentes.
- Rastreabilidade e controle da mercadoria: o SGA identifica cada produto a partir do momento em que chegam ao armazém. Dessa forma, a empresa tem controle do estado de seu inventário em tempo real.
Fonte: Mecalux