A linha da K Constâncio, marca cosmética de Belo Horizonte fundada no semestre passado, conta com a parceria da Aromaty Fragrances, de Louveira/SP, no desenvolvimento de produtos. Confira a seguir a entrevista que fizemos com Karla Constâncio, idealizadora e presidente da fabricante.

Como foi a sua trajetória na perfumaria brasileira?

Sou farmacêutica industrial, formada pela UFMG, com especialização em microbiologia e gestão empresarial. Tenho mais de três décadas de experiência industrial nas áreas de perfumaria, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Trabalhei durante 32 anos na empresa L´acqua di Fiori, em diversos setores, mas minha principal atividade sempre foi P&D, sendo responsável por todos os projetos de lançamentos de produtos relacionados ao portfólio da empresa. Minha trajetória na perfumaria é longa, desde 1987. Em paralelo, tenho trabalhos publicados, ministrei várias palestras e cursos de pós-graduação relacionados ao setor HPCP. Em setembro de 2019, resolvi lançar minha própria marca, K Constâncio. Inicialmente lançamos sete perfumes, produtos de maquiagem e alguns cosméticos. Um desafio muito grande, sem contar que a marca é meu próprio nome, talvez o símbolo da minha trajetória.


Como você descreveria a sua identidade olfativa?

A identidade olfativa de uma pessoa pode ser um dom, mas no meu caso, foi desenvolvida, trabalhada e é constantemente aperfeiçoada.

Perfume é uma arte. Minha definição de perfume é: algo que resistimos substituir porque ele é capaz de transportar as pessoas para além das imagens, é capaz de transportar para instantes que realmente ficam em nossa memória. Aliás, o perfume talvez seja a melhor impressão de memória que alguém possa ter e o que possamos refinar do nosso instante. O perfume nos faz transportar para momentos que nós gostaríamos que nunca acabassem, fazendo com que o passado seja presentificado através do nosso olfato. Procuro sempre me lembrar dessa definição no desenvolvimento de um novo projeto olfativo.


Qual o propósito do perfume Soie?

Um perfume de muita elegância e personalidade para atender a um público exigente, acostumado com a perfumaria fina de alta qualidade. Acredito tanto no sucesso do Soie que já foi lançado com a extensão de linha, hidratante perfumado e desodorante body spray. Toda a linha é vegana.


Qual foi a inspiração para Soie?

Soie é um perfume poético. Significa seda, em francês. Foi inspirado nas ruas e avenidas de Paris. Paris, na primavera, uma cidade com seus bosques, jardins, museus, tudo em flor. No filme de lançamento do perfume, a segunda cena é a Torre Eiffel sendo coberta por flores. Voilà Paris! Um perfume que veste seu corpo como uma seda. Pura, linda e leve!


Quais são os diferenciais olfativos do perfume?

É um floral aldeídico rico e envolvente, com notas de ylang ylang, jasmim natural e bergamota. No corpo, toda sofisticação da rosa damascena, flor de lótus e madressilva envoltas em um fundo de vetiver, âmbar e pimenta rosa. Os acordes exclusivos florais naturais são o grande diferencial olfativo do Soie, que o torna um perfume nobre e muito elegante.


Quem é a mulher Soie?

Mulheres naturalmente elegantes, femininas, donas de si. Gostam de perfumes florais, atemporais, que duram muito na pele e deixam um rastro de autenticidade no ar.


Como foi a sua experiência de desenvolvimento do Soie com a Aromaty?

A Aromaty tem sido uma grande parceira da K Constâncio e tem sempre participado no desenvolvimento de novos projetos. Começamos o desenvolvimento do briefing do Soie em outubro de 2019 e no início de novembro recebemos as primeiras submissões. Foram quase cinco meses de avaliação e retrabalhos para o refinamento da fragrância até a aprovação final. Um trabalho em parceria que tivemos muito prazer em desenvolver. Um resultado surpreendente pra todos nós.

Fonte: Revista H&C