A princípio, todos cosméticos e itens de higiene pessoal podem ser considerados aliados da beleza e da saúde. Embora as características que geram bem-estar geralmente estejam presentes em qualquer produto desse setor, em alguns deles ela podem ser mais evidenciadas. São os produtos que atuam de alguma forma na área conhecida como ‘beleza emocional’.
“A ‘beleza emocional’ nada mais é como o consumidor se sente ao usar aquele produto”, afirma Gisele Sousa, diretora da área de Personal Care da DSM na América Latina. “E uso de produto não é apenas quando ele passa um creme corporal, por exemplo. O despertar das emoções do consumidor começa quando ele vê algum anúncio ou propaganda sobre o produto ou, então, quando ele vai até uma loja e vê uma bela embalagem”, acrescenta.
Porém, o produto tem que entregar o que promete. A executiva alerta que se não entregar todos os benefícios, o consumidor pode não voltar a comprá-lo. “Em poucas palavras: quanto mais sentidos – auditivo, sensorial, visual e olfativo – despertamos em um consumidor, mais ele se sentirá belo, essa é a ‘beleza emocional’”, diz.
Um claim que surge da vida atual, principalmente nas grandes cidades, é o anti-stress. Produtos que ajudam a minimizar os efeitos do estresse – não só na pele, mas no cabelo e no corpo de forma geral, incluindo emoções – podem ser encaixados nessa gama de itens da ‘beleza emocional’.
Combate comprovado – Gisele explica que pele humana responde naturalmente a períodos de estresse com a formação de mais cortisol por meio de uma enzima específica, 11β-HSD1 (Hydroxysteroid 11-Beta Dehydrogenase 1). De acordo com ela, essa liberação de cortisol, o chamado hormônio do estresse, é um reflexo de adaptação normal e saudável. No entanto, o cortisol pode se transformar em um inimigo da pele se permanecer em excesso durante um longo período de tempo.
“Além de praticar técnicas de enfrentamento do estresse, há um alto interesse do consumidor por tratamentos cosméticos que ajudam a pele a lidar com o estresse e reverter quaisquer efeitos negativos, como o afinamento da pele, perda de elasticidade e enfraquecimento da barreira em geral”, afirma a diretora.
Ela destaca que a DSM projetou e patenteou um novo ingrediente cosmético, chamado Bel-Even, que inibe a 11β-HSD1 in vitro. “Foi desenvolvido especificamente para aplicações de cuidados com a pele, usando uma abordagem de design racional. Ele reequilibra localmente os efeitos negativos do estresse sobre a pele e reduz visivelmente os sinais de um estilo de vida estressante”, afirma. Com esse ativo, a executiva acrescenta, o fabricante pode usar o claim anti-stress no seu produto, inclusive porque a há estudos que comprovam a eficácia do ingrediente.
Mindfulness – Na visão de Adriana Lima Domingos, gerente de marketing para personal care da Basf na América do Sul, todos os cosméticos têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida por meio do aumento da autoestima de quem os utiliza, porém existem alguns produtos que são desenvolvidos especialmente para aumentar a satisfação emocional. Isso a partir de experiências ao toque, fragrâncias ou bioativos desenvolvidos para essa finalidade.
Seguindo essa tendência e o conceito de mindfulness, ou busca pelo bem-estar, a empresa desenvolveu em seu laboratório na França o bioativo Hyalurosmooth, uma alternativa vegetal ao ácido hialurônico, que ajuda a aliviar os sintomas de estresse na pele e no cabelo.
“Não é novidade dizer que a agitação do dia a dia interfere diretamente na qualidade de vida. Pensando nisso, os especialistas da Basf estudaram a fundo o impacto que essa interferência pode causar à pele e ao cabelo. E verificaram que o aumento do cortisol, hormônio relacionado ao estresse, induz a uma série de mudanças na pele, como a diminuição de sua espessura, diminuição da síntese de colágeno e glicosaminoglicanos, principalmente do ácido hialurônico, além do aumento da flacidez, inflamação e interferência no processo de cicatrização”, afirma Adriana.
A gerente ressalta que com essa finalidade, o bioativo ajuda a balancear a interação dos altos níveis de cortisol com a pele, devolvendo o seu estado natural de bem-estar. “Sua ação na pele está relacionada a hidratação profunda e imediata, além do aumento da produção de colágeno e ácido hialurônico, com redução de linhas finas e rugas, e aumento da aparência radiante”, diz.
Além desse bioativo, a fornecedora possui polímeros e emulsionantes texturizantes, bem como emolientes associados à experiência do bem-estar e proteção da pele nas camadas mais profundas. Ainda seguindo a tendência de ‘beleza emocional’, a Basf oferece o emoliente Cetiol Sensoft, para o qual foi realizada uma ‘Avaliação Emocional Objetiva’ com consumidores e se observou o perfil psico-fisiológico de emolientes, por meio da atividade de músculos faciais, que remetem a percepções positivas e negativas.
No caso desse emoliente, a atividade do músculo Zygomaticus Major – aquele que as pessoas usam para esboçar um leve sorriso – indicou uma significativa emoção positiva ao ser aplicado sobre a pele. “Esse emoliente oferece um sensorial luxuoso logo que aplicado e vai se transformado durante a aplicação, com toque mais sedoso e aveludado”, explica a gerente.
Além do próprio corpo – A percepção do consumidor pode ir além do que ele usa em seu corpo e também influenciar a sua satisfação, gerando resultados positivos ou negativos em emoções. Quem defende essa hipótese é Andrea Adams Schvan, gerente de desenvolvimento de produtos de personal care da MCassab.
“Além dos produtos beneficiarem seus usuários, deixando-os mais belos e felizes, há alguns que impactam diretamente nas ações de suas escolhas, refletindo diretamente no seu emocional. Hoje, por exemplo, os usuários estão muito mais atentos à escolha de produtos que preservem o meio ambiente, que não são testados em animais. Eles já compreendem o impacto de suas escolhas que refletem no seu emocional”, afirma.
A executiva explica que a empresa, ao trabalhar nesse tipo de desenvolvimento, busca compreender a história e trajetória do fabricante no mercado e o público-alvo que ele quer alcançar. “Para que um produto seja classificado como sendo de ‘beleza emocional’, é preciso compreender esses aspectos, traduzindo-os em um produto acabado seguido de conceitos de marketing”, diz.
Oportunidades diversas – A escolha do produto cosmético prioriza a busca por equilíbrio e bem-estar. Esse é o foco que as empresas devem ter no desenvolvimento de itens de ‘beleza emocional’, segundo Paulo Sevilha, gerente regional de marketing da Croda. Na opinião dele, são vários produtos que podem proporcionar essa sensação. Desde os que tenham ativos que promovem benefícios claros na pele ou cabelos, que tragam texturas diferenciadas, que provoquem ou resgatem sensações e sentimentos como extratos naturais, até os que iluminam e destacam a pele, como os itens de maquiagem.
“Aliado a isso, conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social aumentam a lealdade do consumidor às marcas com um propósito incorporado ao produto além de seu benefício intrínseco”, afirma. “O que começou como um movimento e uma preocupação de alguns nichos de consumidores pela busca por produtos veganos e naturais, e que não impactem ao meio ambiente, ganhou força e já se refletiu na decisão de compra de cosméticos e itens de beleza e higiene”, completa.
O executivo sinaliza que a Croda está sempre conectada com essas tendências e investindo em inovações e tecnologias que criem ingredientes e formulações cada vez mais responsáveis e também proporcionem mais do que beleza, aliando bem-estar e qualidade de vida. Entre as novidades e últimos lançamentos da empresa que se encaixam no que se pode nomear ‘beleza emocional’, Sevilha cita os mais recentes extratos naturais da marca Crodarom.
Como a linha Crodarom Phytolea, uma gama sustentável de óleos vegetais delicados e sofisticados de alta qualidade. São 100% naturais, subprodutos da indústria alimentícia e sem presença de conservantes ou aditivos. Além disso, possuem caracterização da composição de ácidos graxos.
Outra solução é Crodarom Green Caviar, um extrato que proporciona hidratação de até 24 para a pele. Mais do que proporcionar bem-estar, elegância e simplicidade com base em rituais da cultura asiática, seu processo de extração também está engajado com os códigos de conduta e comprometimento ético da comunidade local, respeitando assim as suas características e o meio ambiente nativo.
Sevilha ainda destaca Crystalide, o mais recente lançamento da marca Sederma, que proporciona um efeito iluminado para a pele ao exercer uma ação bio-harmônica – equilibrando os fenômenos epigenéticos e inflamatórios da pele e harmonizando o processo de maturação dos queratinócitos, deixando a pele mais luminosa, uniforme e suave – e a linha Moonshine Effects Pigments, um lançamento global pensado para criar efeitos e brilhos em uma vasta linha de produtos para pele, cabelos e make-up, que contribuem para a autoestima e sensação de confiança e bem-estar nos consumidores.
Fonte: Revista H&C