O mercado de Beleza e Cuidados Pessoais cresceu 24,5% nos últimos cinco anos – crescimento médio de 4,5% ao ano –, terminando 2018 com faturamento de R$ 109,70 bilhões no Brasil, segundo dados da Euromonitor. Em 2017, o valor tinha sido de R$ 102,47 bilhões, quase o mesmo valor registrado em 2016, quando o mercado movimentou R$ 102,28 bilhões.
Os segmentos que mais se destacaram no setor em 2018, em valor, foram: fragrâncias, masculinos e cuidados com os cabelos.
Fragrâncias cresceram 62,2% de 2013 a 2018, chegando a um valor de R$ 25,1 bilhões em 2018, com taxa de crescimento anual de 10,2%. No segundo lugar, aparecem os masculinos, com crescimento de 53,4% no mesmo período, taxa de crescimento anual de 8,9% e faturamento de R$ 21,7 bilhões em 2018. Em seguida, vem o segmento de cuidados com os cabelos, com avanço de 9,4% nos últimos cinco anos, a uma taxa de crescimento anual de 1,8% e faturamento de R$ 21,6 bilhões em 2018.
Limpeza – Já o setor de Limpeza pisou no freio no País em 2018. Cresceu 23,3% nos últimos cinco anos, chegando em 2018 a R$ 21,64 bilhões, mas em 2017 havia registrado um pouco mais: R$ 22,02 bilhões.
Neste setor, os segmentos que mais se destacaram em 2018 foram: cuidados com as roupas, cuidados com os pisos e cuidados com as louças.
O segmento de cuidados com as roupas faturou R$ 11,3 bilhões em 2018. Em comparação ao resultado de 2013, o crescimento foi de 21,8%, com taxa de crescimento anual de 4%. Cuidados com os pisos aparecem na sequência, com crescimento de 27,2% nos últimos cinco anos e faturamento de R$ 3,6 bilhões em 2018, a uma taxa de crescimento anual de 4,9% nos últimos cinco anos. Na terceira posição, vem o segmento de cuidados com as louças, que avançou 23,6% de 2013 a 2018, chegando ao valor de R$ 1,8 bilhão em 2018, a uma taxa de crescimento anual de 4,3% no período.
Fonte: Revista H&C