Aumenta a atenção das empresas fabricantes de produtos finais e de matérias-primas quanto às oportunidades que o segmento de limpeza de banheiro oferece em household. Esse mercado vem apresentando resultados positivos mesmo diante de períodos mais desafiadores da economia. E a expectativa para o futuro breve é otimista.
A categoria Bathroom Cleaners, de produtos específicos de limpeza dos banheiros, segundo a Euromonitor, cresceu 45,9 % nos últimos cinco anos. Em 2017, faturou R$ 260,4 milhões. A previsão da empresa é que alcance R$ 308,4 milhões em 2022. Em volume, nesse mesmo período, o crescimento foi de 7,2%, alcançando 15,8 mil toneladas de produtos em 2017.
Já a categoria Toilet Care, de produtos específicos para o vaso sanitário – incluindo líquidos, géis e pedras –, cresceu 24% nesse mesmo período, movimentando R$ 472,1 milhões em 2017 e um volume de 5,9 mil toneladas. Em volume, nos últimos cinco anos, esses produtos registraram queda de 3,4%. Para os próximos cinco anos (2017-2022), entretanto, a
Euromonitor prevê um aumento em volume de 15%. O banheiro deve ganhar relevância na limpeza da casa (leia quadro).
Renovação – Das fabricantes que lideram esse mercado, a SC Johnson é uma que está atenta às oportunidades e demonstra esforços para incrementar sua atuação nele. A exemplo da movimentação nas linhas de cozinha e banheiro Mr Musculo. Segundo a fabricante, os segmentos de produtos de limpeza chamados Especialistas, como os de cozinha e banheiro, são os que mais crescem em vendas nos últimos anos.
“Atenta a essa tendência, Mr Musculo acaba de relançar suas linhas de cozinha e banheiro. Os novos produtos contam com uma fórmula mais eficiente e uma fragrância ainda mais agradável. Por conta da nova fórmula, os rótulos também foram atualizados”, afirma em nota.
Lançamentos – A Bombril também marca presença, com novidades para esse mercado. A empresa está no momento de um grande lançamento na linha de limpadores, que não envolve apenas itens para o banheiro, mas sim para a casa toda. A nova linha, que leva a marca Limpol, referência para as donas de casa há mais de quatro décadas, segundo ressalta a fabricante, chegou ao mercado em agosto deste ano.
“A nova linha de limpadores Limpol conta com tira-limo e limpeza pesada, itens recomendados para limpeza de banheiro e azulejos, além do limpa-vidros – ‘3 em 1’, ‘4 em 1’ com álcool e o exclusivo limpa-vidros com ação antiembaçante, que cria uma película que impede que o vapor d’água embace os espelhos do banheiro no pós-banho”, explica Gustavo Amaral, da área de marketing da empresa.
Essa coleção conta com 38 itens nos segmentos multiuso, incluindo também, desengordurantes, limpador perfumado, limpador baby, limpa inox, limpa alumínio, limpador para eletrodoméstico e limpador para eletroeletrônicos.
A expectativa com o lançamento é que a empresa tenha um crescimento, no primeiro ano, de 20% da sua receita para a linha de limpadores. Amaral ressalta ainda que a marca passa por uma modernização, com novo logo e nova identidade visual das embalagens. “Estamos reforçando ainda mais os benefícios de performance, praticidade e perfumação, característicos dos produtos da marca”, explica.
O executivo lembra também que além dos produtos da marca Limpol para limpeza da casa, a Bombril conta com uma linha completa de desinfetantes, com as marcas Pinho Bril e Kalipto, “tradicionais e conhecidas da dona de casa”. Segundo ele, ambas as linhas são ideais para limpeza de banheiro, pisos e mobiliário. “Além do mais, (a empresa) conta com a linha Pinho Bril Accept, ideal para limpeza de sanitários e banheiros como um todo. Com esses produtos, a Bombril oferece para os seus consumidores um portfólio completo para deixar a sua casa toda limpa, livre de germes e bactérias e perfumada por muito mais tempo”, afirma.
Amaral acrescenta que o mercado de limpadores em geral é bastante promissor, no qual a empresa aposta muito. “Afinal, os consumidores buscam por produtos que entreguem performance e praticidade, a um preço justo. Esse é o propósito da Bombril e por isso acreditamos que a nova linha de limpadores Limpol pode colaborar muito para o crescimento desse mercado”, completa o executivo.
“Limpar a casa e o banheiro, especificamente, não é uma tarefa agradável para a maioria dos consumidores. Nesse intuito que a Bombril inova com uma linha que traz praticidade e eficiência, para endossar ainda mais a parceria da marca com seus consumidores nesses ‘momentos difíceis’. Essa é a tendência do mercado para os próximos anos e nisso que acreditamos”, conclui.
Desempenho superior – A busca por fórmulas mais eficientes é contínua, afinal o consumidor deseja praticidade e resultado. Pensando nessa demanda, empresas de matérias-primas desenvolvem soluções para apresentar alternativas a fabricantes de produtos no segmento de limpeza de banheiros. Uma delas é a Clariant. Um de seus lançamentos é o Glucopure Wet, obtido a partir do açúcar e de óleos naturais.
“Permite formular um limpador de banheiros que, quando comparado aos tensoativos tradicionais, apresenta um desempenho superior na remoção de resíduos de sabão e não danifica as superfícies plásticas, evitando manchas e rachaduras”, explica Fabrizio Mazzeo, gerente técnico da Clariant para o segmento de home care.
“A flexibilidade também é um ponto-chave deste não-iônico, que pode atuar como tensoativo principal ou secundário. Além de ser líquido, dispensando o aquecimento antes do uso, ele possui excelente compatibilidade com tensoativos catiônicos, aniônicos, anfóteros e não-iônicos, é estável em uma ampla faixa de pH (4 a 10) e possui um perfil de geração de espuma completamente ajustável”, complementa.
Biodegradável – A Química Anastacio também tem novidade. A empresa apresenta um novo conceito em bactericida, o Salibact (Di-Undecilenato de Clorexidina). Trata-se de um produto de ação bactericida e fungicida biodegradável. “Pode ser usado em diversos tipos de produtos finais, como desinfetantes, limpadores em geral e até mesmo sabonetes líquidos. A biodegradabilidade é justamente um diferencial, tendo em vista as restrições de algumas móleculas convencionais”, diz Ceiane Gonçalves, coordenadora de vendas.
A distribuidora também possui outras soluções para produtos limpadores de banheiro em seu portfólio, como ácido sulfônico, butilglicol e óleo de eucalipto. “Destacamos o cloreto de benzalcônio, bactericida de excelente custo-benefício, usado em desinfetantes e limpadores em geral”, completa Ceiane.
Secagem rápida – No portfólio da Basf, um destaque é um produto bactericida chamado Protectol BN. De acordo com Fabricio Soto, gerente sênior de home care na empresa, esse item, ao mesmo tempo em que mata as bactérias, suprime a reação química de decomposição da ureia, eliminando os maus odores dos banheiros com dois mecanismos distintos. “Pode ser usado tanto em limpadores de superfícies para banheiros como aditivo para limpadores de vasos sanitários”, diz Soto.
A fornecedora tem duas inovações para limpadores de banheiros. Um agente bacteriostático chamado Tinosan HP 100, que evita o crescimento de bactérias, deixando o banheiro higienizado e livre de contaminação por mais tempo, e um aditivo de secagem chamado Polyquart 149, que promete facilitar a limpeza do banheiro, a secagem da água e manter vidros e espelhos limpos, brilhantes e sem marcas.
Concentrados – A Oxiteno é outra fornecedora que possui um amplo portfólio de soluções para limpadores de banheiro. A empresa, porém, ressalta para esse mercado o uso da linha Alkonat L, que são compostos biodegradáveis obtidos através da reação de álcool láurico com óxido de eteno.
“Em função do grau de etoxilação, essa linha apresenta produtos que exibem diferentes valores de HLB (sigla em inglês para balanço hidrofílico-lipofílico), trazendo benefícios variados para a busca de performance e solubilidade de solventes, fragrâncias e óleos essenciais”, explica Elvis Barreto, da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
Uma tendência forte para o mercado de limpadores de banheiro, segundo o executivo, é o crescimento dos produtos multiusos concentrados. “Pensando em garantia de resultado e praticidade, uma das alternativas seria a oferta de concentrados, os quais o consumidor pode diluir mais ou menos, dependendo de qual cômodo irá limpar e de qual o poder de limpeza que precisa”, afirma.
Seguindo na mesma linha, mas pensando em formuladores e não em consumidores finais, uma tendência para as empresas, segundo Barreto, seria a otimização de produção via desenvolvimento de um chassi único de formulação. “A Oxiteno conseguiu desenvolver um projeto semelhante em um grande cliente global, no qual foi possível harmonizar as matérias-primas usadas nas formulações de limpadores de superfície e a linha Alkonat L foi protagonista nessa solução”, conta.